Qual é a sua posição acerca do actual modelo de avaliação de desempenho dos professores?
Sou contra este modelo. E não falo apenas como professor, ou autarca ( por ser PSD), falo como cidadão. Esta implementação deste modelo tem criado uma forte instabilidade no sistema educativo. E quem sofre com isso, não são só os professores, os alunos também e por consequência, os pais dos alunos.
Mas é a favor de que seja feita uma avaliação?
Sim. Totalmente a favor. Este actual modelo é que é descabido. Acho que existem outras formas de avaliar sem pôr em causa a dignidade do profissional. Porque os professores sentem-se indignados, com razão, com os parâmetros absurdos em que consiste este modelo.
E que outros parâmetros é que propunha?
Em primeiro lugar, a desvinculação do sucesso ou insucesso dos alunos da avaliação individual dos professores. Não tem cabimento medir a capacidade do docente através dos resultados dos alunos. Porque é, precisamente, para que o aluno tenha sucesso que o professor trabalha. Depois penso que os critérios deveriam ser simples e objectivos. Ao contrário deste modelo, que tem critérios ridículos, tais como, o tom da voz que um professor aplica enquanto está a dar a aula. Ou maneira como se move dentro da sala. Repare, eu até estou numa posição confortável, sou professor titular e já atingi o último escalão. Mas incomoda-me o facto de saber que está alguém a medir os meus movimentos, a maneira como me movo numa sala de aula.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário